Palestra discute relação entre obra 1984 e atual cenário tecnológico
Elisa Damante/CPJ-UFPB
Numa tentativa de linkar as ideias visionárias de George Orwell em 1984, Alexandre Oliva ministrou sua palestra na tarde desta quinta-feira, 28, para um público ávido por novidades, concluindo o eixo de Software Livre.
O ativista consegue enxergar semelhanças com o que foi descrito por Orwell no que tange a criação das linguagens que estão impedindo as pessoas de elaborar pensamentos que poderiam ameaçar a classe com mais influência na tecnologia. Para Alexandre, a máquina é um instrumento criado para nos servir. Grande parte das vezes, as pessoas desconhecem mecanismos que facilitariam seu manuseio, fazendo com que se exerça o trabalho pesado que deveria ser realizado por ela. “A máquina foi feita para que a gente possa automatizar as coisas”, analisa o palestrante.
Como forma de minimizar os danos universais causados, Alexandre enxerga como única solução a participação da iniciativa privada, além da inclusão desse tipo de estudo no currículo escolar, como a Escola de Hackers, iniciativa da prefeitura de Passo Fundo – RS.
O eixo de Software Livre continua nesta sexta-feira, 29, com palestras sobre a aplicação nos games, ferramentas na web e a ciberguerra. As atividades da EXPOTEC – entre elas estão palestras, oficinas e exposições –, acontecem até o sábado, dia 30.