Caroline Crozara, analista de marketing, discute mídia inteligente nas redes
Gabriel Costa - CPJ/UFPB
No eixo de Web da Expotec, a analista de marketing Caroline Crozara deu dicas de como fazer crescer sua marca nas redes sociais e na mídia, na palestra titulada “Uma Receita de Bolo: o que misturar nas redes sociais para crescer”.
Entre os conselhos, estava a questão da convergência das mídias, que a palestrante considera algo fundamental e ainda adiciona sua integração na receita. Quanto ao que vai ser publicado nas redes, Caroline indica que o anunciante deve escolher o meio mais adequado para expor seu produto, lembrando que os social media devem ficar atentos às tendências das redes e do público: “não adianta você vender produto hospitalar no Instagram só porque está na moda, ele deve ser anunciado onde seu público está”.
Além da rede social, a integração das mídias tem que ser consolidada para que seu anúncio tenha efeito. Ela deu maior ênfase à modelos midiáticos menos impositivos como integradores: “você não deve simplesmente anunciar que é o melhor, tem que fazer por onde ser lembrado assim”. A mídia útil, ou Youtility, é um modelo de anúncio inteligente e – como o próprio nome denuncia – útil; tira a propaganda do monólogo anunciante-cliente e faz dela parte da vida do indivíduo. Os exemplos dados por ela foram: o carregador fotovoltaico para smartphone em revistas distribuídos pela NIVEA e as caixas da IKEA em Montreal no Canadá.
O publicitário e social media, Leandro Nobre, 24, foi à palestra na busca insaciável de atualizar-se no mercado: “vim para saber o que é tendência nas redes e entender oporquê disso ser tendência. [...] É uma forma de reciclagem”, concluiu Leandro.