Projeto de extensão da UFPB visa implementar, com independência, a experiência na WEB
Por Josenilson Silva – CPJ/UFPB
Do conceito ao site finalizado, a palestra mostrou os benefícios e aprendizados a comunidade acadêmica. O “Interfaces Livres – Autonomia e Inclusão no Ciberespaço” foi o primeiro alvo de discussão na sala de WEB, na tarde dessa sexta (29). Além de uma explicação panorâmica sobre a iniciativa, um esquema com todos os processos trabalhados pela equipe de desenvolvedores também foi apresentado.
Paulo Henrique Serrano, professor do departamento de Mídias Digitais, falou sobre a origem do trabalho: “a princípio foi em razão da demanda da instituição, mas hoje é uma ferramenta que gera bons resultados para todos os envolvidos”, disse o coordenador do projeto. A aluna Layse Pereira já foi membro do grupo de estudantes que são responsáveis pela criação, teste e entrega dos sites; “é uma forma mais democrática de gerar conteúdo, além de representar uma certa independência para o proprietário do produto, que aprende a manter seu site ativo, sem depender de terceiros”, afirmou a estudante de Comunicação em Mídias Digitais.
Todas as interfaces criadas pelo projeto possuem código aberto que, segundo Paulo, dá liberdade para as pessoas poderem escolher qual o rumo e aspecto que querem atribuir à sua página da Internet. Duas das criações finalizadas do projeto são os sites “Editora da UFPB” (editora.ufpb.br) e “In Site Universitário” (http://www.insite.pro.br/).
O programa completa 3 anos de existência em 2015, foi ganhador do Prêmio Elo-Cidadão 2015 e atualmente conta com 6 integrantes, 1 bolsista e 5 voluntários. Seu objetivo é ultrapassar os muros da universidade, levando o serviço à população da capital e, posteriormente, todo o país.