Eixo Games da Expotec começa com palestra sobre o jogo “A Grande Bagunça Espacial”
Por Danilo Monteiro CPJ-UFPB
Conduzida pelo desenvolvedor de jogos, Renato Arrais de Lima, a primeira palestra do eixo Games da EXPOTEC foi teve como tema “A Grande Bagunça Espacial”, jogo criado pelo palestrante no estilo sidescrolling. Trata-se de um tipo de jogo em que o personagem percorre a tela da esquerda para a direita e o ângulo da câmera é visto apenas de lado.
Formado em Letras pela Universidade Estadual do Rio Grande do Norte e atualmente cursando Teoria e Prática Psicanalítica na APB (Associação Psicanalítica do Brasil), de Natal, Renato fez referência a essa interdisciplinaridade em sua palestra. “Ao longo do tempo, todas as artes cresceram na minha cabeça – literatura, pintura, música, etc. – e, mais tarde, eu encontrei a que junta todas elas: o videogame”, disse o desenvolvedor.
Numa linguagem fluida e descontraída, Renato de Lima citou a cultura e o folclore brasileiros como algumas das fontes de inspiração para a criação do jogo. Outro ponto discutido pelo palestrante foi a direção de arte, baseada em uma linha estética fortemente infantil, com personagens caricaturais e cores explosivas.
“Acho importante esse tipo de palestra, pois está de acordo com os gostos dos participantes do evento”, afirmou Dayenne Honorato, uma das ouvintes presentes no evento, que acrescentou: “Particularmente, eu me interesso bastante pela parte visual, pela beleza, e o jogo me chamou bastante atenção”, ressaltou ela.