Cidadão na Rede: aprenda a usar a Internet de forma mais responsável, plena e segura
É direito e dever de cada pessoa ser um bom cidadão. Isso também vale para o mundo digital, usando de forma responsável as Tecnologias de Informação e Comunicação, em particular a Internet. Para ampliar o debate sobre esta temática, a 9ª edição da Expotec terá mini-palestras com duração de meia hora, no Espaço do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br) e do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), que funcionará no interior da feira, numa estrutura de um Dommus de 20 metros de diâmetro.
As mini-palestras serão proferidas pelo gerente de projetos e desenvolvimento do NIC.br, Antonio M. Moreiras, durante todos os dias do evento (06 a 11 de agosto), nos horários da manhã e tarde, no Centro de Convenções de João Pessoa.
De acordo com Moreiras, o objetivo é difundir entre o público que visitará a Expotec 2023 o projeto Cidadão na Rede (https://cidadaonarede.nic.br/), do NIC.br, que visa a incentiva a adoção de boas práticas relacionadas à cidadania digital e ao bom uso da Internet, alcançando o maior número possível de usuários.
A iniciativa conta com animações curtas que explicam de maneira simples como usar a rede de forma correta e responsável, abrangendo questões técnicas e comportamentais, para que dicas importantes sejam transmitidas e compartilhadas pela rede.
“Nesta apresentação, o participante terá a oportunidade de aprender a usar a Internet de forma mais segura e responsável, e a disseminar esse conteúdo. Entre os temas que são abordados pelos vídeos, temos como criar boas senhas e gerenciá-las, autenticação em dois fatores, boatos na rede, cyberbullying, compras online entre muitos outros. O Cidadão na Rede busca contribuir para um ambiente online cada vez melhor no Brasil”, enfatizou o gerente do NIC.br.
Durante as mini-palestras serão exibidos diversos vídeos do projeto, e as dicas serão explicadas em detalhes, para ajudar os presentes a compreender melhor como construir uma Internet em constante evolução e segura para todos.
Seja um apoiador - Os vídeos do Cidadão na Rede podem ser baixados e compartilhados por qualquer pessoa ou instituição gratuitamente, e contam com o apoio de dezenas de empresas e organizações. Veja como apoiar essa iniciativa: https://www.youtube.com/watch?v=jecEB44U8bY.
Outras iniciativas do NIC.br
Além do Cidadão na Rede, o NIC.br disponibiliza gratuitamente no Portal Internet Segura (https://internetsegura.br/) diversos materiais de conscientização e orientação sobre um uso mais seguro da rede. São guias e fascículos com temas de interesse geral, destinados a crianças, adolescentes, pais e educadores, pessoas com mais de 60 anos, até técnicos em Internet e Redes. O NIC.br também é responsável por iniciativas como o NTP.br (https://ntp.br/), que oferece condições para que os servidores de Internet no Brasil estejam sincronizados com a Hora Legal Brasileira; o Sistema de Medição de Tráfego (SIMET), único sistema brasileiro de medição de velocidade e qualidade da conexão Internet totalmente independente, em que todos os testes são realizados fora da rede dos provedores de acesso à Internet; o programa “Por uma Internet mais Segura”, que reúne palestras, cursos e treinamentos para a melhoria dos processos e configuração das redes; o Portal Boas Práticas para a Internet no Brasil (BCP), que traz recomendações fundamentais para reduzir a disseminação de tráfego malicioso e melhorar a segurança de dispositivos de rede; entre muitos outros. Para conhecer nossas atividades, acesse: https://nic.br/atividades/ .
Sobre Antonio M. Moreiras
Especialista em computação e Internet e professor, tendo uma grande satisfação em traduzir conceitos complexos da tecnologia para a linguagem do dia a dia. Hoje é gerente no NIC.br, onde trabalha em diversas iniciativas para melhorar a qualidade técnica da Internet e fomentar seu uso, como o OpenCDN, o IX.br, o IPv6.br, o NTP.br, entre outras. Por formação, Moreiras é engenheiro eletricista, com ênfase em computação, pela Escola Politécnica da USP, e mestre em engenharia pela mesma instituição. Com um MBA pela UFRJ e especializações em Governança da Internet pela SSIG e pela Diplo Foundation.
Sobre o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR — NIC.br
O Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - NIC.br (https://nic.br/) é uma entidade civil de direito privado e sem fins de lucro, encarregada da operação do domínio .br, bem como da distribuição de números IP e do registro de Sistemas Autônomos no País. O NIC.br implementa as decisões e projetos do Comitê Gestor da Internet no Brasil - CGI.br desde 2005, e todos os recursos arrecadados provêm de suas atividades que são de natureza eminentemente privada. Conduz ações e projetos que trazem benefícios à infraestrutura da Internet no Brasil. Do NIC.br fazem parte: Registro.br (https://registro.br), CERT.br (https://cert.br/), Ceptro.br (https://ceptro.br/), Cetic.br (https://cetic.br/), IX.br (https://ix.br/) e Ceweb.br (https://ceweb.br/), além de projetos como Internetsegura.br (https://internetsegura.br) e Portal de Boas Práticas para Internet no Brasil (https://bcp.nic.br/). Abriga ainda o escritório do W3C Chapter São Paulo (https://w3c.br/).
Sobre o Comitê Gestor da Internet no Brasil – CGI.br
O Comitê Gestor da Internet no Brasil, responsável por estabelecer diretrizes estratégicas relacionadas ao uso e desenvolvimento da Internet no Brasil, coordena e integra todas as iniciativas de serviços Internet no País, promovendo a qualidade técnica, a inovação e a disseminação dos serviços ofertados. Com base nos princípios do multissetorialismo e transparência, o CGI.br representa um modelo de governança da Internet democrático, elogiado internacionalmente, em que todos os setores da sociedade são partícipes de forma equânime de suas decisões. Uma de suas formulações são os 10 Princípios para a Governança e Uso da Internet (https://cgi.br/resolucoes/documento/2009/003). Mais informações em https://cgi.br/ .
A Expotec 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.