Empreendedorismo Universitário: o caso da Startup ‘E-Troka’
A ‘E-troka’, uma Startup lançada o ano passado durante a Expotec 2022, é tema de palestra este ano na 9ª edição, e vai ser proferida pela professora Lucila Vilhena, da Universidade estadual da Paraíba,fundadora da Startup e Marialice Freitas, a atual CEO. Ambas vão debater sobre o empreendedorismo universitário, na sala Tambaú, no dia 08 de agosto, das 9 às 10 horas, no Centro de Convenções.
Para Lucila Vilhena o empreendedorismo universitário é uma tendência que já existe há alguns anos e tem se intensificado no ambiente acadêmico onde as ideias fervilham e os estudantes passam a criar produtos pensando na possibilidade de empreender.
Portanto, “este meio de aprendizado é constante e permite que os projetos sejam colocados à prova e que sigam para além dos muros da faculdade, de uma maneira muito mais encorpados. “Foi o caso da E-troka, uma empresa toda formada por alunos que nasceu dentro da universidade que atualmente já conta com a sua plataforma em plena operação, onde os usuários podem se cadastrar e anunciar seus produtos e serviços”.
De acordo com Lucila, esta Startup é genuinamente paraibana, e 100% universitária. Foi criada na universidade Estadual da Paraíba e tem a função de promover a economia circular, onde os usuários podem realizar trocas de produtos ou serviços dentro de uma plataforma fácil e segura.
A E-troka é uma Plataforma digital que conecta, sem uso de dinheiro, pessoas que desejam anunciar produtos ou serviços com pessoas que desejam adquirir novos produtos ou serviços. Através da startup o produto e/ou serviço servirá como moeda de troca. Para tanto, durante a palestra será exibido o QR code da plataforma onde os participantes poderão acessar e se cadastrar em tempo real. “Esta é mais uma forma para podermos divulgar a startup durante a Expotec e queremos alcançar mais usuários e começar a promover a economia circular em nosso Estado”, enfatizou.
A EXPOTEC 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.