Programa Centelha será apresentado pela Fapesq
Projetos de empresas Tecnova e startups do Programa Centelha serão apresentados pela Fundação de Apoio à Pesquisa (Fapesq) na Expotec 2023, no dia 10 de agosto, na sala Cabo Branco, às 14 horas, no Centro de Convenções.
Na oportunidade, além da assinatura dos contratos com as startups selecionadas para o Programa Centelha II, que receberam apoio financeiro Fapesq/Finep, através de subvenção econômica, serão também apresentados cases de sucesso de startups beneficiadas no Centelha I. Ao todo são 41 startups paraibanas serão beneficiadas nesta segunda edição do Programa.
Programa Centelha- visa estimular a criação de empreendimentos inovadores e disseminar a cultura empreendedora no Brasil. Aos projetos selecionados, o Programa oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de suporte, a fim de impulsionar a transformação de ideias em negócios de sucesso. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e pela Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), o Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (CONFAP) e a Fundação CERTI. Na Paraíba o Centelha é executado pela Fapesq.
Já no dia 11, estarão sendo apresentados durante a programação da Expotec, os resultados do Edital Conectando Startups, o Demoday, parceria com o Parque Tecnológico Horizontes da Inovação, com as linhas Tecnologias Educacionais e Turismo Sustentável.
A participação da Fapesq na 9ª edição da Expotec conta ainda com palestras de pesquisadores, a exemplo de João Rafael, integrante do grupo de cientistas do Projeto Bingo, maior radiotelescópio da América Latina que está sendo instalado no sertão da Paraíba, na Serra do Urubu, município de Aguiar..
A Expotec 2023 - Feira e Congresso de Tecnologia é gratuita e acontecerá entre os dias 06 a 11 de agosto, no Centro de Convenções, em João Pessoa. É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital (Anid), com o Governo do Estado da Paraíba e apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br/NIC.br). Este ano tem como evento parceiro o 43º Congresso da Sociedade Brasileira de Computação.