Aplicativo para gestão escolar: o aluno como agente transformador da sua escola
A necessidade de manter a comunicação entre o Governo estadual e as comunidades escolares da Paraíba, em consonância com um modelo de administração democrática participativa que tem se expandido pelo estado, fundamentou a idealização de um sistema de comunicação que permita a rotatividade de informações sobre as instituições de educação geridas pelo estado. A isso se soma a urgência de dados consistentes e confiáveis que permitam diagnosticar a situação educacional paraibana. Este projeto pretende viabilizar a comunicação entre instituições estaduais de ensino e membros da gestão educacional do Estado da Paraíba por meio de um sistema mobile, em que os usuários podem interagir diretamente com a Secretaria de Educação. A ideia é canalizar a demanda da comunidade acadêmica de forma a tentar solucionar os principais problemas encontrados. Essa interação facilitará a tomada de decisões do Governo estadual de forma mais eficiente, pois apresentará a real necessidade das demandas apontadas por meio de informações repassadas pelos alunos através do aplicativo. Informações sobre a infraestrutura das escolas, qualidade do ensino, limpeza, transporte e alimentação serão requisitos fundamentais a serem explorados pela aplicação, já que se apresentam como fatores-chave para uma avaliação da eficiência de serviços prestados nas escolas. A participação da comunidade escolar no processo de tomada de decisões favorecido por esse aplicativo contribuirá, inclusive, com o modelo de gestão que se apresenta, sob a ótica de ações que correspondam às urgências que se apresentam para o ensino estadual.