Virtualização de Jogos: O que é isso?
Esta palestra pretende abordar o processo de virtualização dos jogos da série Biologia Divertida, criada na década de 90 pelo professor Angelo Sales com o objetivo de tornar o aprendizado dos conceitos da disciplina de Biologia mais divertido e desafiador. Com o advento da tecnologia dos smartphones, geralmente associados a objetos de distração para os alunos, surgiu a ideia de criar versões digitais dos jogos utilizando o potencial dos smartphones. Lançado em 2016 na PlayStore, o primeiro jogo da série abordou o sistema cardiorrespiratório e alcançou uma avaliação de 4,6 atribuída pelos jogadores, motivando a criação de novos jogos com outros conteúdos. Os jogos Biologia Divertida foram concebidos em papel e inspirados em revistas de passatempo, porém, com conteúdo de Biologia. Assim, estes jogos permitiriam aos alunos reforçar e relacionar conceitos importantes da disciplina de forma divertida, retirando do estudo o estigma de cansativo e difícil. A primeira revista e as posteriores tiveram uma excelente aceitação entre os alunos. Tendo experiência e material porém sem conhecimento de como fazer um jogo digital, o professor Ângelo resolveu procurar o LabTEVE com o intuito de juntos desenvolverem os jogos na forma digital, em um processo conhecido como virtualização. No caso de um processo de virtualização, como a série de jogos Biologia Divertida, as etapas tradicionais de desenvolvimento (Concepção, Pré-produção, Produção, Pós-Produção e Pós-Lançamento) não precisam ser completamente concebidas, mas revisadas, demandando a adequação dos elementos dos jogos tradicionais a um novo meio ou contexto. Assim, esta palestra tem como objetivo abordar o processo de virtualização de jogos em geral, apresentando o caso da virtualização da série Biologia Divertida.