Ortogame: Gamificando as práticas de acentuação
Este artigo tem o objetivo de discutir as práticas da acentuação no processo de desenvolvimento do jogo OrtoGame. Os jogos são sistemas de socialização através de imersão em que possibilita o aprendizado através da simulação, tentativa e erro. Para Bittencourt e Giraffa (2003), o jogo se define como um processo intrinsecamente competitivo, em que co-existem as possibilidades de vitória e derrota. Utilizando-se dos métodos de exploração das capacidades cognitivas do aluno é possível sintetizar um ambiente computacional de aprendizado que permita ao aluno desenvolver suas qualidades motoras e ao mesmo tempo e intelectuais. Dessa forma o alunado passa a ter maior concentração em suas atividades não só laborativas como também pessoais. Assim, o processo de desenvolvimento do jogo Ortogame, se fez a partir da fase exploratória em que o aluno conhecerá o ambiente no qual as atividades serão desenvolvidas ao longo das próximas fases do jogo. É nela que o jogador terá uma noção de como será a jogabilidade e usabilidade. Essa fase é fundamental para despertar o interesse em continuar jogando e avançar pelas demais fases. Com o processo gamificados teremos o uma subfase objetivando encontrar através de um caça palavras com monossílabos tônicos.