Biblioteca digital :Uma proposta para o multiletramento na escola.
O presente estudo pretende estimular e promover o acesso à leitura no ambiente escolar através do aplicativo QR. CODE gerado no celular ou no tablet. Ao aplicar a tecnologia no cotidiano escolar e relacioná-la com a aprendizagem estamos dando seguimento as orientações da escritora Roxane Rojo quando a mesma aborda o tema no seu livro “ Escolas conectadas”. A escritora Roxane Rojo cita a necessidade de favorecer diálogos entre as novas liguagens tecnológicas e o processo de ensino aprendizagem de língua portuguesa (pag.135,2004). Sabemos que é emergente a criação de espaços educacionais direcionados a tecnologia e o conhecimento virtual. Hoje a escola vive a era do multiletramento o que favorece a leitura de forma prazerosa e instiga a discussão de possibilidades de aprendizagens no tocante a linguagem hipertextual e hipermídia. No prefácio do livro “Tecnologias para aprender” a autora Carla Viviane Coscarelli também comenta que as tecnologias digitais ,disponíveis agora nos celulares amplamente utilizadas por todas as camadas sociais são usadas como meio de comunicação,produção e disseminação de saberes, precisam ser estudadas e compreendidas nos diversos contextos escolares e que as escolas deveriam se apropriarem dos equipamentos como computadores ,tablets , laptops , gadgets e aplicativos para prepararem leitores e produtores de textos em tempos digitais. Percebemos com isso que o uso do aplicativo QR. CODE como instrumento para leitura induz a formação de leitores críticos , capazes de reconhecer as estratégias que os vestibulares e ENEM empregam em suas avaliações uma vez que os textos são repletos de ícones,cores e emoticons que exploram diferentes fontes de leioutes,onde todos são compostos de linguagem verbal e não verbal.