Oficina de Introdução à Robótica utilizando a plataforma Arduino

O objetivo principal é popularizar a utilização da robótica educacional como ferramenta de ensino em ambientes de ensino-aprendizagem. Os objetivos específicos são: apresentar a placa Arduino como ferramenta de prototipagem robótica de baixo custo; realizar atividades de robótica educacional com os participantes por meio de kits de robótica do autor. O público alvo são alunos, professores e técnicos interessados em desenvolver projetos em robótica educacional, abordando temas interdisciplinares, tais como robótica, informática, ciências da natureza e humanas, matemática e linguagens. A metodologia utilizada será baseada na aprendizagem baseada em problemas (Problem-Based Learning - PBL), na qual o professor facilita a discussão do grupo, mediando o debate, e apontando os recursos didáticos para aprendizagem. Dessa forma, a aprendizagem passa a ser centrada no aluno. Assim, o minicurso será sedimentado nos seguintes passos: os alunos serão dispostos em pequenos grupos e os problemas serão identificados e, por seguinte, elencados os objetivos de aprendizado a fim de que os problemas sejam solucionados; Em seguida, os grupos irão trabalhar de forma independente na busca de informações e ferramentas (kits de robótica) disponibilizados pelo facilitador; E, por fim, os grupos irão apresentar o conhecimento adquirido e atividades propostas para discussão com todos no contexto da situação-problema.