Oficina: DIDÁTICA DOCENTE, TRANSMÍDIA E INTERATIVIDADE: A EDUCOMUNICAÇÃO EM ESPAÇOS EDUCATIVOS

A Educomunicação avalia as intervenções da mídia nos espaços educativos, buscando compreender como a educação pode se beneficiar da comunicação, e vice-versa, desenvolvendo a perspectiva dialógica do intercâmbio de saberes entre os dois campos, defendido pelo educador Paulo Freire. Assim, entre os anos de 1997 e 1999, observamos os esboços dessa teoria que designa o conjunto de ações que articulam o campo dos sujeitos sociais com as interfaces midiáticas, atentando para as possibilidades educativas que existem nos diversos produtos da mídia, incluindo o conceito de gestão da comunicação nos espaços educativos (SOARES, 2011). Nesse sentido, o objetivo dessa proposta investigativa é analisar a utilização de ferramentas multimidiáticas por parte de professores na atual dinâmica transmidiática (JENKINS, 2008) e reflletir sobre suas práticas na instituicões educacionais. Para isso, trabalharemos com os dispostivos multimídias e softwares educacionais, bem como as Tecnologias de informação e comunicação (TIC), que inseridas na didática docente, ressiginifca os modos de apreender dos estudantes. Assim, não se trata apenas de verificar a aplicabilidade da mídia como estratégia favorável ao ensino, mas entender como esse processo dialógico entre comunicação e educação, pode tornar-se uma práxis social para além dos espaços escolares ou acadêmicos. Co-palestrante: Roberia Nadia Araújo Nascimento.