Robótica, ensino e privacidade
Com o objetivo de mostrar a robótica educacional pode ser uma alternativa de ensino associada com lógica e linguagem de programação, o professor do Instituto Federal do Ceará do campus de Crato, Francisco Camilo, explicou em sua palestra na tarde do dia 09 de Agosto que os alunos do 1º ano do Ensino Médio e que cursam Informática não se mostravam tão interessados nos conteúdos ministrados. Para modificar a relação, ofertou a disciplina vinculando com Lógica e Linguagem de Programação, dando assim um espaço para os estudantes criarem desde mecanismos de configurações para luz de LED até robôs para competirem em olimpíadas nacionais. Existe ainda um Grupo de Estudos em Robótica e Olimpíadas Livres (Gerol) em que os estudantes desenvolvem projetos para competições.
Scratch é uma ferramenta computacional criada pelo MIT Média Lab para ajudar jovens a pensar e trabalhar com mais criatividade e colaborativamente. Patrick Herbeth Guimarães Azevedo, em sua palestra realizada no mesmo dia, citou uma oficina realizada em uma escola pública de ensino médio em Campina Grande, no bairro de Bodocongó, que, com três aulas de 60 minutos cada, pôde mostrar que o sistema pode ajudar e apoiar no ensino e na aprendizagem de matemática, especialmente com equações.
O arduino é uma placa que permite o controle de projetos eletrônicos e robóticos com o mínimo de interferência humana possível. Com isso, o gestor de TI Leandro do Nascimento Dias desenvolveu um robô autônomo, através desta placa e da inteligência artificial e mostrou como funciona em sua palestra, realizada na quarta-feira, 09 de agosto.
Aprimoramento energético mecânico e evolução tecnológica
O engenheiro mecânico e professor dos cursos de engenharia dos cursos da Uninassau, Kleiber Farias, ministrou na tarde de quinta-feira, 10 de Agosto, uma palestra sobre como os cidadãos podem reutilizar materiais que seriam descartados, tais como cooler de computador, pilhas e baterias, para gerar energia elétrica. Mostrou ainda projetos já existentes em diversas localidades pelo mundo que transformam energia solar (de radiação) em energia térmica e elétrica, energia eólica em energia cinética e energia do mar em energia elétrica, através de geradores. Trouxe seus alunos da disciplina de mecânica aplicada para falar sobre os projetos desenvolvidos na universidade.
O Consultor em Telecomunicações Hagadir Cabral apresentou, na tarde de quinta-feira, 10 de Agosto, palestra sobre como a evolução tecnológica tem dominado e tornado as pessoas mais dependentes do capital e deu dicas de como focar mais em si interiormente.
Sistemas e linguagens de programação
O administrador de sistemas, Aécio Pires, ministrou uma palestra na manhã de sexta-feira, 11 de Agosto, na sala Jacumã, sobre Docker. Mostrou o que é, seu funcionamento, cada item que compõe a ferramenta e como ele facilita o trabalho de desenvolvedores de servidores, possibilitando estes a criarem um menos de cinco minutos.
Já o professor do Centro Universitário de João Pessoa e analista de sistemas Thyago Maia contou como os cidadãos podem manter seus dados privativos enquanto navegam pela internet através do sistema operacional Tails, referência em segurança. O palestrante mostrou de forma explicativa cada software que acompanha o programa e suas funcionalidades, o que fazer e o que evitar ao utilizar este sistema.
O aluno de Sistemas para Internet no IFPB e professor na área de TI, Walter Guedes, relatou seu estudo a respeito de como é o funcionamento de empresas quanto à documentação com o uso de base de dados sem SQL, que se trata de várias plataformas que não envolvem Structured Query Language (Linguagem de Consulta Estruturada).
A psicóloga Sarah Araújo falou sobre como a tecnologia tem interferido no modo como as pessoas têm pensado, agido e sentido; como tem influenciado no modo de vida da sociedade, especialmente jovens. Ela apresentou dados do IBGE para demonstrar o nível de importância que a internet tem para os cidadãos e as consequências do uso exagerado em suas vidas.
O estudante Renato César ministrou palestra na tarde de sexta-feira, 11 de Agosto, na sala Lucena sobre python utilizando a ferramenta BDD, que é um instrumento de testes onde o usuário pode escrever as amostragens e avaliações com linguagem humana e não apenas de máquina, agilizando e facilitando assim a produção do desenvolvedor. Ele ainda mostrou como o mecanismo funciona e como usá-lo.
O empresário e professor da Faculdade Internacional da Paraíba, Pablo Ramon, falou sobre como desenvolver um jogo digital desde o início, com o programa Construct. Mostrou alguns dos jogos produzidos por sua empresa Ni Digital Studio e as facilidades de se criar um a partir de ferramentas básicas e simples.
A professora do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas na universidade Uninassau, Mariana Meirelles, falou sobre alguns aplicativos desenvolvidos por seus alunos durante o curso de graduação que contribuem para a execução de tarefas essenciais diárias da sociedade.
Texto e foto: Débora Luz