Startups foram bastante debatidas

As Startups estão tomando o mercado mundial e, através delas, nasceram grandes chances de obter mais sucesso nesse tipo de comércio. A partir daí, vários conceitos foram empregados, a exemplo do “Job to the done” que é utilizado para que se consiga ir além do que já se foi pensado. A necessidade a se cumprir e a inovação que as startups trouxeram para o empreendedorismo foram abordado na Sala Manaíra da Expotec no primeiro dia de evento. Gabriel Bassa, Pós-Doutor em inteligência artificial, contou um pouco sobre a experiência como empreendedor através de exemplos cotidianos acompanhados de algumas noções de planejamento.

A segunda palestra, na sala Manaíra, da teve como tema “Direito das Startups”. O palestrante convidado foi o Advogado Marcelo Braga que fez uma explanação geral sobre alguns temas como o conceito dessas empresas e como elas funcionam dentro do mercado. A explanação de dele teve como base a Lei Complementar nº155/2016, que estabelece algumas normas e garante alguns direitos às Startups. Além disso, a palestra ainda contou com explicações de termos específicos da área e resolução de algumas dúvidas pertinentes ao assunto.

As Startups trouxeram uma nova maneira de empreender, porém, existem algumas precauções que se deve ter ao querer montar uma dessas companhias. A última palestra da Sala Manaíra na tarde de quarta-feira, 09 de agosto, teve como tema principal “Registro de Marcas”, onde Vinícius Travassos, Jurista e Sócio fundador da empresa MAVIP , palestrou sobre todo o processo de montagem de uma Startup. Além disso, toda a explanação girou em torno da parte burocrática de ter e possivelmente registrar uma marca para uma empresa, assim como os princípios e direitos que essas companhias precisam ter para garantir sucesso futuro.

Empreendedorismo foi tema principal também na sexta

Gerir bem uma empresa é a peça fundamental para obter o sucesso esperado. Na tarde de sexta-feira, Renato Silva Rodrigues abordou esse tema na sala Manaíra. Com uma palestra interativa, ele falou um pouco de sua caminhada na área e as maneiras de se manter no mercado. Para ele, a construção de líderes faz toda a diferença e ajuda a construir um ambiente de trabalho agradável, multiplicando as formas de pensamento e motivando os colaboradores da empresa.

Os participantes da Expotec também puderam assistir a palestra “O Ecossistema e o papel das aceleradoras”, com Carlos Eduardo da Silva Morais. Dentre os temas debatidos estiveram os meios favoráveis para o empreendedorismo, empresas que servem como suporte para iniciantes e as que funcionam como aceleradoras. Além disso, ele falou um pouco de sua área de atuação, carreira e sobre como ter algumas metas para que se solucione as metas que futuramente um empreendedor irá ter.

No último dia da Expotec teve também uma palestra sobre o empreendedorismo em outros países. O assunto foi abordado por Juliano Ribeiro Dias, empreendedor no Brasil e Portugal, na sala Manaíra. Ele contou a sua trajetória até montar uma Startup em Portugal, além de explicar todo o processo de consolidação da empresa, destacando que sua principal motivação foi a vontade de dar certo e, principalmente, a coragem de tentar algo novo a partir das oportunidades que iam aparecendo.

Texto e foto: Jayane Evellen


Realização