Oficina de Observação dos Astros

Prepare-se para a oficina de Observação dos Astros que acontecerá entre os dias 07 e 08 de agosto, na EXPOTEC.

Na oficina serão utilizados vários telescópios feitos por reeducandos do projeto Esperança no Espaço, estarão disponíveis para os interessados que queiram conhecer e observar os planetas e estrelas.

O projeto Esperança no Espaço é da Secretaria de Administração Penitenciária (Seap-PB), idealizado e conduzido pelo diretor da Cadeia de Esperança, o policial penal Lindemberg Lima. O projeto consiste no desenvolvimento da educação para a astronomia. 

Lindemberg Gonçalves Lima, é um astrônomo amador, que para tornar a ideia do projeto em realidade, precisava provar a viabilidade do projeto, e para isso, resolveu investir seus próprios recursos para comprar os espelhos e envolver alguns detentos na construção do tubo e da base do seu primeiro telescópio. 

Cada equipamento mede 203 mm de diâmetro com distância focal de 1.600 mm. São telescópios de alta qualidade até superiores a diversos modelos do mercado. “Nas áreas rurais, onde há menos poluição luminosa, com o nosso telescópio podemos ver objetos distantes até 30 milhões de anos luz da terra, dá para ver quase todos os planetas do sistema solar, galáxias, aglomerados globulares, aglomerados abertos, nebulosas, tudo depende da condição luminosa do céu”, segundo Lindemberg.

Os telescópios são confeccionados com materiais de sobra de madeira das indústrias de móveis, tubo de PVC de 150mm, cap de esgoto, cabo de vassoura, raio de bicicleta, cano de PVC normal, além do uso de  laser, espelhos e lentes oculares. 

 

Projeto Esperança no Espaço- O nome da cidade, onde esse projeto vem sendo desenvolvido, não poderia ser mais apropriado: Esperança. Esperança é uma cidade no Agreste Paraibano distante 159 Km da capital João Pessoa. Esperança também é a palavra que resume nosso sentimento ao conhecer essa ideia tão inovadora e inspiradora. E com o apoio de Paula Frassinetti, a ideia de Lindemberg se transformou no projeto que também não poderia ter um nome mais adequado: Esperança no Espaço. 

 

A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, pelo Governo do estado da Paraíba e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec-PB. A EXPOTEC conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - (NIC.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da Internet no país.

#cgi.br #nic.br