Expotec2024: A maior vitrine de tecnologia do Nordeste foi lançada em João Pessoa
A 10° edição da Expotec - Maior Feira de Tecnologia do Nordeste que acontece esse ano entre os dias 06 a 09 de agosto de 2024, no Centro de Convenções, em João Pessoa, foi lançada na tarde desta terça-feira (9), na Capital. A solenidade foi bastante prestigiada por autoridades, entidades e imprensa em geral. Tem como tema a Sustentabilidade digital: inovação para um futuro viável, reconhecendo tanto seu potencial transformador quanto suas limitações e desafios. Está alinhada com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ods) e antecipado discussões prévias à cop 30. Esta edição está oferecendo uma oportunidade única de parceria para empresas comprometidas com inovação, sustentabilidade e a responsabilidade social.
Participaram do lançamento, o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação e Ensino Superior, Cláudio Furtado; o secretário municipal de Ciência e Tecnologia, Guido Lemos; a vice-reitora da UFPB, Liana Filgueira; a secretária do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense; o superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto e o Presidente da Associação Nacional para a Inclusão Digital (Anid), Percival Henriques, Coodenador geral de todas as edições da EXPOTEC.
O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Inovação e Ensino Superior, Claudio Furtado que representou o Governador João Azevedo, falou sobre a importância da realização da Expotec. “É muito importante para o evento cumprir esse papel de cada vez mais atingir camadas que vão desde os estudantes do Fundamental e do Ensino Médio até um público universitário, e a questão também de gerar negócios, de ter empresas, de mostrar desenvolvimento científico e tecnológico. A EXPOTEC ocupou esse vazio que tinha de um evento que tratasse dessa temática”, comentou.
A secretária de Estado do Meio Ambiente e Sustentabilidade, Rafaela Camaraense, está animada com a participação da pasta. “A gente vai conseguir, através desse hackaton, propor algumas problemáticas que nós temos hoje em relação ao meio ambiente e eles vão pensar de forma inovadora e tecnológica as soluções que são viáveis, para a gente conseguir inclusive implementá-las através da secretaria”, disse.
De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Inovação e Pós-Graduação do IFPB, professora Silvana Costa, que na ocasião representou a Reitora Mary Roberta, o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), a instituição com mais de 113 anos estará presente na EXPOTEC com um estande que apresentará startups, empresas juniores e projetos que foram destaque fora do Brasil. “A participação do IFPB na Expotec é uma oportunidade única para mostrar o potencial dos nossos estudantes. Vamos mostrar muitas novidades que estão sendo desenvolvidas nos Campi, que estão diretamente ligadas à tecnologia de forma sustentável”, comentou Silvana Costa.
O superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto, comemorou e avaliou como positiva a presença da Fundação na co-realização da 10ª edição Expotec: “Para nós da Funetec é motivo de orgulho receber o convite para atuar na realização deste evento tão importante e significativo, sobretudo porque é um reconhecimento dos valores e missão da Funetec enquanto organização que impulsiona a educação, tecnologia e cultura na Paraíba há 27 anos.
Percival Henriques, presidente da ANID e Coordenador geral do evento, a ideia é abordar as consequências do avanço da tecnologia. "A gente fala muito de tecnologia e não se preocupa com as consequências disso. Caiu a ficha e, esse ano, além de falar das tecnologias, estamos falando da sustentabilidade", pontuou. Ele afirmou ainda que a população em geral pode participar da EXPOTEC, mas o foco principal são professores e alunos do ensino médio. "Porque um dos principais objetivos desse evento é promover o letramento científico. É ensinar as pessoas a focarem na ciência e na tecnologia e tentar incentivar que os jovens alcancem essa carreira tecnológica", explicou Percival.
A EXPOTEC, ao longo das suas edições, vem conquistando um público cada vez maior interessado em compreender as últimas inovações, tendências do mercado e em compartilhar experiências. O evento atrai estudantes de escolas públicas e privadas, Institutos Federais, profissionais de empresas de base tecnológica, membros da sociedade civil, instituições governamentais e do terceiro setor. Estima-se que cerca de seis mil pessoas participem das atividades ao longo dos quatro dias, incluindo palestras, apresentações, exposições e competições.
É uma realização da Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, pelo Governo do estado da Paraíba e esse ano com co-realização da Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec. Conta com o apoio do comitê gestor da internet no brasil(cgi.br) e o núcleo de informação e coordenação do ponto br- (nic.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da internet no país.
PARCERIA- na ocasião do lançamento, houve a assinatura do contrato da co-realização da Expotec 2024, que entre si, celebram a ANID - Associação Nacional para Inclusão Digital e a Funetec/PB - Fundação de Educação Tecnológica e Cultural da Paraíba, através de seus dirigentes, o presidente da ANID, Percival Henriques e Rodrigo Barreto, superintendente da Fundação.