Painel: Transição energética, sociedade e ambiente no Brasil

A transição energética tem sido fundamental para uma economia de baixo carbono e vem ocorrendo no Brasil de forma gradativa e a longo prazo. É vontade governamental, política e social para que possamos evitar consumir combustíveis fósseis, e que as indústrias e empresas do setor privado venham contribuir  para essas mudanças.  Fontes de energia renovável, como solar, eólica e hidrelétrica de baixo impacto ambiental, emergem como alternativas mais sustentáveis. Estas fontes oferecem uma abundância de benefícios, incluindo a redução das emissões de gases de efeito estufa, a diversificação da matriz energética e a criação de empregos no setor de energia limpa. 

 

Para debater sobre esses e outros aspectos estarão reunidos, durante a Expotec2024, que tem esse ano como tema ‘Sustentabilidade Digital: Inovação para um futuro viável’, no Centro de Convenções, na sala Tambaú, dia 07 de agosto, das 11 às 12 horas, no painel Transição energética, sociedade e ambiente no Brasil, o professor da UFPB, Euler Macedo e a bióloga Maribel Roque, da Cagepa-PB, com mediação de Ademar Júnior, professor do curso de Engenharia elétrica do  IFPB, campus João Pessoa. 

 

Euler Macedo que é Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR da UFPB afirma  que a transição energética a partir do uso de energias renováveis em substituição aos combustíveis fósseis é um fenômeno global que está transformando o mundo de diversas maneiras.Este processo envolve a mudança da matriz energética global, que tem sido predominantemente baseado em combustíveis fósseis como carvão, petróleo e gás natural, para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, incluindo solar, eólica, hidrelétrica, entre outras. “Esse processo de transformação vem gerando impactos ambientais e socioeconômicos em diferentes frentes. No caso da redução de emissões de gases de Efeito Estufa, principalmente CO2 , o impacto ambiental é claro e reforça a luta contra o aquecimento global e as mudanças climáticas”. Ele irá debater abordar sobre o trabalho desenvolvido no  CEAR UFPB, desde inovações relacionadas ao sistema de geração de energia (solar, eólico, biomassa, hidráulico, etc) até sistemas de otimização baseados em inteligência artificial, o que permite aperfeiçoar o sistema interligado nacional (geração, transmissão e distribuição).

 

A painelista Maribel Roque  que é apaixonada por  questões ambientais da atualidade no âmbito corporativo e possui uma ampla experiência em procedimentos de monitoramento do tratamento de água/efluentes e no controle da qualidade na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba,  irá abordar sobre energias renováveis na sustentabilidade empresarial e o papel da educação ambiental. 

 

Conheça mais os painelistas:

Ademar Júnior (IFPB)  

Professor do curso de Engenharia Elétrica do Instituto Federal da Paraíba (IFPB), campus João Pessoa. Possui graduação (2002) e mestrado (2005) em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), MBA em Gestão de Projetos pela Unifacs (2009), e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) (2016). Realizou pós-doutorado na UFSC (2018-2019) na área de Engenharia de Automação e Sistemas. Tem experiência profissional em diversos setores da indústria (Ford, Coteminas, Baterias Moura, Telemar, Samsung) e em ensino (IFBA, Fucapi, FIP, Escola Técnica Redentorista). É membro da IFAC, SBA e ABENGE e atualmente exerce o cargo de Diretor da Editora IFPB e Editor-Chefe da Revista Principia do IFPB.  Seus interesses de pesquisa incluem identificação de sistemas dinâmicos, sistemas de controle e automação, instrumentação, energias renováveis, hidrogênio verde e educação em Engenharia.

Euler Macedo-Recebeu o título de Engenheiro Eletricista, Mestre e Doutor em Engenharia Elétrica em 2009, 2010 e 2014 respectivamente pela Universidade Federal de Campina Grande, ex-bolsista CAPES do programa BRAFITEC - Brasil/França Engenharia no ano de 2007, foi Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba de março de 2010 a outubro de 2011. Atualmente é Diretor do Centro de Energias Alternativas e Renováveis - CEAR, Professor do Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Energias Alternativas e Renováveis da UFPB, Coordenador do Laboratório de Fabricação Digital (FABLAB-UFPB), Coordenador do Doutorado Acadêmico para Inovação (DAI-UFPB), Coordenador do Projeto Fórmula Elétrico UFPB, ex-Tutor do Grupo PET Elétrica e coordenador da Unidade Embrapii CEAR/UFPB. Ao longo dos anos vem desenvolvendo diversos projetos de Pes

Maribel Roque- Maribel Roque é bióloga pela UFPE, com mestrado em saneamento (EESC/USP), MBA em liderança, inovação e gestão 4.0 (PUCRS), apaixonada por facilitar o entendimento das questões ambientais da atualidade no âmbito corporativo. Com uma ampla experiência em procedimentos de monitoramento do tratamento de água/efluentes e no controle da qualidade na Companhia de Água e Esgotos da Paraíba. Desde 2018 atuo como membro da Educação Corporativa da Cagepa na temática de meio ambiente e sustentabilidade e atualmente exerço a função de Subgerente de Educação Ambiental, contribuindo com o planejamento estratégico da Companhia e na criação de conexões autênticas com seus clientes.

 

A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, pelo Governo do estado da Paraíba e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec-PB. A EXPOTEC conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - (NIC.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da Internet no país. #cgi.br #nic.br

 

Imagem: Freepik