Painel: Cidades Viáveis e o Urbano Contemporâneo
O mundo contemporâneo tem sido marcado por um intenso processo de urbanização, no qual as cidades viáveis assumem um papel central na organização social, econômica e cultural. O “urbano” no contexto atual refere-se a tudo o que está relacionado às cidades, englobando aspectos como a arquitetura, o planejamento urbano, a vida urbana, as relações sociais e a dinâmica dos espaços urbanos. Dessa forma envolve a definição de políticas públicas, a elaboração de planos diretores, a regulação do uso do solo, a criação de áreas verdes, a promoção da mobilidade urbana, entre outros aspectos. Tudo isso visa garantir a qualidade de vida dos habitantes, a preservação do patrimônio histórico e cultural, a eficiência dos serviços públicos e a redução das desigualdades sociais.
Para debate desses e outros aspectos, haverá dentro da programação da Expotec2024, com tema Sustentabilidade digital: inovação para um futuro viável, no Centro de Convenções, um painel sobre 'Cidades Viáveis e o Urbano Contemporâneo', na sala Tambaú, dia 07 de agosto, das 09 às 10 horas. O referido painel será mediado pela jornalista Rejane Medeiros, da FUNETEC, e contará com a participação dos especialistas na temática: André Agra do Tribunal de Contas do Estado, Caio Mário - Construções Inclusivas (João Pessoa Sustentável) e Flávio Tavares, do Ministério das Cidades.
O engenheiro civil André Agra, irá abordar sobre o que se torna uma cidade viável, no sentido sustentável. A questão da necessidade de geração de prosperidade, emprego e renda, da questão do necessário desenvolvimento sócio-cultural, onde está envolvida a qualidade de vida, educação, saúde, e a questão da sustentabilidade ambiental. “Claro que eu vou dar umas pitadas também da questão dos conceitos de cidades inteligentes, sustentáveis e resilientes, de governo digital, mas no sentido maior seria isso, de você gerar prosperidade, de você ter uma sustentabilidade, mas que atenda às três dimensões, de prosperidade, de desenvolvimento sócio-cultural, e de respeito e convivência pacífica e harmoniosa com o meio ambiente, isso nas mais várias circunstâncias substâncias e saneamento ambiental, o uso e ocupação do solo, mobilidade urbana sustentável. Além de geração de renda e emprego”, destacou.
O arquiteto Caio Mário irá falar sobre a Habitação de Interesse Social em João Pessoa, sob a perspectiva de gênero e diversidade. “irei falar um um pouco sobre a experiência dos habitacionais do programa JP sustentável, trazendo também um pouco das propostas de inovações habitacionais no novos conjuntos do Programa João Pessoa Sustentável”, enfatizou.
Já o urbanista Flávio Tavares fará uma apresentação sobre o Programa Periferia Viva da nova Secretaria Nacional de Periferias, do Ministério das Cidades. "Trata-se de uma política pública de urbanização de comunidades que leva infraestrutura básica para os moradores, incluindo saneamento, melhoria habitacional e produção de novas moradias".
Saiba mais sobre os painelistas:
Rejane Negreiros-Jornalista com mais de 20 anos de carreira, Mestre em Cie?ncia Poli?tica e Relac?o?es Internacionais pela UFPB, com passagens por diversas emissoras do país e ampla experiência em comunicação institucional e política.
André Agra-Graduado em Engenharia Civil, Mestre em Geotecnia e Transportes e em Ciências das Religiões pela UFPB, e Especialista em Administração em Qualidade e Produtividade. Exerceu cargos de Secretário de Obras e de Planejamento em Campina Grande. Professor de pós-graduação e Auditor do TCE/PB, onde coordena o Projeto Espaço Cidadania Digital. Foi Presidente do Conselho da Cidade e do Comitê Gestor de PPPs de Campina Grande. Autor de quatro obras publicadas, com certificações em Smart City e Auditoria Governamental.
Caio Mario- Graduado em Arquitetura e Urbanismo pelo Centro Universitário de João Pessoa (2008), e Pós Graduação a nível de Especialização em Planejamento Urbano e Gestão das Cidades pelo Centro Universitário de João Pessoa (2017).Tem experiência na área de Arquitetura e Urbanismo, com atuação na Secretaria Municipal de Habitação Social e experiência na área de Regularização Fundiária. Desde de 2019 exerce a função de coordenador urbano do programa João Pessoa Sustentável, com experiência em programa de desenvolvimento urbano sustentável com recursos de financiamentos internacionais.
Flávio Tavares- Flávio Tavares é urbanista (UFPB e ETSA/US), com mestrado em Desenvolvimento Urbano (MDU/UFPE). Atualmente atua como Coordenador-Geral de Articulação e Planejamento da Secretaria Nacional de Periferias do Ministério das Cidades. Entre 2017 e 2020 foi Secretário de Planejamento de Conde/PB. Em 2019 foi reconhecido por sua atuação na Gestão Pública com o Prêmio FNA 2019 - Arquiteto do Ano, e em 2020 teve um dos seus programas na Secretaria reconhecido como a terceira melhor iniciativa das gestões públicas municipais do Brasil com o Prêmio Municiência. Permeia várias organizações no ativismo urbano, destacando a rede BrCidades, o Conselho Superior de Arquitetos do IAB e o Núcleo de Acompanhamento de Políticas Públicas de Cidades.
A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, pelo Governo do estado da Paraíba e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec-PB. A EXPOTEC conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - (NIC.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da Internet no país. #cgi.br #nic.br
Imagem: Freepik