Painel: Combate à desinformação e os desafios da pós-modernidade

A desinformação, um fenômeno antigo, ganhou relevância devido à ampliação do volume e alcance de falsidades e equívocos num ecossistema midiático, caracterizado pela comunicação em rede. Para aprofundamento da temátiva, dentro da programação da 10ª edição da Expotec, no Centro de Convenções, na sala Tambaú, dia 07 de agosto, das 10 às 11 horas, acontecerá o painel de ‘Combate à desinformação e os desafios da pós-modernidade’.

 

A atividade será mediada pela jornalista Rejane Medeiros, da FUNETEC, com participação do presidente da ABRADI, o analista de Dados, Alek Maracajá, a jornalista associada ao Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social e também   feminista, Mabel Dias e a professora doutora Sandra Moura, do Departamento de Jornalismo da  UFPB. 

 

O painelista  Alex Maracajá irá abordar sobre a crescente importância dos dados na era digital, como eles  se tornaram um recurso essencial para indivíduos, empresas e governos. “Com a quantidade crescente de informações disponíveis, quem souber interpretar e coletar dados estará além daqueles que não possuem essas habilidades. Num futuro viável, ter a capacidade de extrair insights valiosos dos dados disponíveis será uma vantagem competitiva no mundo da era digital. A utilização de ferramentas e técnicas disponíveis, reforça a ideia de que os dados são o novo petróleo”. 

 

Mabel Dias  irá  falar sobre desinformação e violação aos direitos humanos das mulheres na mídia. De acordo com a jornalista, “precisamos de uma mídia aliada das mulheres, que combata todas as formas de violência de gênero, fazendo valer os seus deveres, previstos em leis e tratados internacionais, que indicam que os meios de comunicação no Brasil devem ser educativos e informativos. Nesse sentido, os programas policialescos não se encaixam, e precisam ser revistos. Por uma mídia sem violações e sem desinformação dos direitos humanos das mulheres”.

A professora Sandra Moura vai abordar sobre as agências de fact-checking e a literacia mediática como estratégias de combate à desinformação.

 


Conheça  mais sobre os painelistas:
Rejane Negreiros-Jornalista com mais de 20 anos de carreira, Mestre em Cie?ncia Poli?tica e Relac?o?es Internacionais pela UFPB, com passagens por diversas emissoras do país e ampla experiência em comunicação institucional e política.

Mabel Dias- Jornalista associada ao Intervozes – Coletivo Brasil de Comunicação Social, observadora credenciada do Observatório Paraibano de Jornalismo, Mestra em Comunicação pela UFPB, doutoranda em Comunicação pela UFPE e autora do livro “A desinformação e a violação aos direitos humanos das mulheres: um estudo de caso do programa Alerta Nacional, da editora Arribaçã e selo Anayde Beiriz.

Alek Maracajá- Empreendedor há 22 anos , Formação Processamento de dados, Publicidade e Pós em Gestão HSM, Pós Bigdata, Pós em Gestão e Geração de Valor na Nova Economia e Pós em Mkt Digital. Fundador da Ativaweb. É fundador da ABRADi-PB - Associação Brasileira dos Agentes Digitais - Paraíba, Membro da ABCOP - Associação Brasileira de Consultores Políticos Membro do CAMP - Clube Associativo dos Profissionais de Marketing Político. Professor da Pós Graduação:  ESPM - Escola Superior de Propaganda e Marketing ( SP )  e  Faculdade Republicana ( Brasília ). Colunista do portal Administradores, Terra, Metrópoles, Estadão e Poder360. Referência em estudos de bigdata e dados públicos na web de marcas e personalidades políticas.

Sandra Moura: Professora Titular da Universidade Federal da Paraíba. Docente do quadro permanente no Programa de Pós-graduação em Jornalismo, com doutorado em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002), mestrado em Comunicação e Cultura Contemporâneas pela Universidade Federal da Bahia (1996), graduação em Comunicação Social (habilitação em Jornalismo) pela Universidade Federal da Paraíba (1991).

 

A Expotec é realizada pela Associação Nacional para Inclusão Digital - ANID, pelo Governo do estado da Paraíba e a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba - Funetec-PB. A EXPOTEC conta com o apoio do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR - (NIC.br), que atuam na segurança das redes, na recomendação de padrões técnicos e na coleta de dados sobre o uso da Internet no país.

#cgi.br #nic.br

 

Imagem: Freepik